Fazer uma bota de Natal, é desta vez a nossa sugestão para as vossas decorações de Natal. Disponibilizamos aqui no blog da Companhia das Agulhas, o passo a passo e o molde gratuito, para este projecto simples e rápido, que vos permite dar largas à imaginação e criar uma decoração personalizada, mais uma vez, dando uso ao conceito diy que tanto gostamos.
Material para a bota de natal
Vão precisar de:
- molde em pdf - download da bota-de-natal_molde-digital (disponibilizamos 5 tamanhos de botas, imprimir seguindo as instruções do ficheiro e cortar pelo tamanho desejado)
- tesoura de papel
- fita cola
- tecidos 100% algodão
- enchimento termocolante
- linha à cor
- tesoura de tecido
- tesourinha de remates
- alfinetes
- fita métrica
- máquina de costura
- adornos natalícios a gosto/fitas/rendas
Passo a passo para a bota de natal
Imprimir, colar e cortar o molde da bota de natal ao tamanho desejado.
Medir altura e largura - precisarão de 4 retângulos de tecido com um bocadinho mais do que as medidas tiradas (cerca de 2 cm a toda a volta) e 2 retângulos de enchimento termocolante.
Colocar o molde da bota de natal sobre os tecidos, alfinetar, cortar. Deverão ficar com 2 interiores e dois exteriores. Não esquecer de dar os piques da abertura e da dobra.
Colocar o avesso das comp0nentes exteriores sobre a parte que cola do enchimento, ir ao ferro, sem vapor e colar. Colocar um pano em cima para não danificar o ferro com a cola.
Cortar/aparar pelo tecido.
Colocar direito com direito do exterior e interior e coser o topo da bota de natal a 1 cm. Ter o cuidado de colocar os tecidos correctamente, i.e., com a biqueira da bota para o mesmo lado.
Abrir as costuras no ferro. Aplicar os adornos (fitas, rendas e pompoms) no local desejado. Optámos por colocar no tecido interior, que ao se efectuar a dobra da bota de natal, vai-se ficar a ver no exterior.
Fazer a fitinha para pendurar, cortando uma faixa de 15x6 cm. Dobrar no ferro 1 cm para dento e depois ao meio e dar um pesponto de ambos os lados.
Fixar com alfinetes a zona da dobra, pelo direito do inteiror, posicionando de acordo com a foto seguinte.
Juntar direito com direito, alfinetar e coser a toda a volta, deixando uma abertura para virar no avesso (ver marcações).
Virar para o direito pela abertura, fechar a abertura à mão com ponto invisível ou com um pesponto à beirinha e à cor do tecido.
Agora falta só virar a dobra e já está, podem pendurar a vossa bota de natal!
Se quiserem podem também pendurar na bota de natal uns anjinhos, estrelas, bolas, para lhe dar ainda mais mais espírito natalício :-)
Outras sugestões para bota de natal
Têm por aí alguma camisola que por lapso tenha encolhido na máquina? Fazer com ela uma bota de natal também é uma excelente ideia. Depois de feltrada, a lã, fica com pouca ou mesmo nenhuma elasticidade, por isso é usarem-na como se de um tecido se tratasse, seguindo o passo a passo aqui descrito.
Um beijinho, boas costuras!
Partilhem connosco os vossos trabalhos nas redes sociais com as hashtags #companhiadasagulhas #eucrioeufaçoeuuso