Passo a passo: costurar bolsa para sandwich

Publicado em: 30/09/2019
Passo a passo: costurar bolsa para sandwich

Setembro é sinónimo de regresso às aulas. Muitos de vós que estão desse lado devem deparar-se com a questão dos lanches. A primeira questão é o que levar e depois, como acondicionar. É nesta última parte que podemos ajudar. Este artigo contém o passo a passo para costurarem em casa uma bolsa para sandwich.

Um projecto super simples de se fazer e que é um dos pequenos passos que podemos individualmente dar para o bem do meio ambiente. A ideia é fazerem uma bolsa reutilizável, que substitua a utilização de sacos de plástico, película aderente e/ou a película de alumínio.

Mas entretanto e antes do passo a passo, queremos falar-vos de um tema que nos é muito querido, até porque já saíram os horários da escola e ainda estamos naquele período da miudagem escolher o que fazer depois das aulas - as famosas AECs (actividades extracurriculares). E a Companhia das Agulhas tem uma - a Turma das Agulhinhas. Para quem ainda não conhece, trata-se de um atelier com actividades de costura, macramé, tricot, crochet, bordado, tecelagem, feltragem e pintura, para crianças e jovens dos 8 aos 15 anos.

 

Desde 2015 que a Companhia das Agulhas faz questão de ter atividades para crianças e jovens durante as férias escolares. Este ano recebemos quase centena e meia de crianças e adolescentes nas Férias a Costurar da páscoa e do verão.

 

Quando perguntámos às mães e pais, do que mais gostaram, obtivemos as seguintes respostas:

 

“Do vosso modo de ensinar, pois conseguiram despertar o gosto pela costura, e trabalhos manuais.”

”Do entusiasmo da minha filha todas as manhãs, e de a ouvir dizer que quer voltar”

“Eu adorei a criatividade inerente a todas as atividades! As professoras são muito simpáticas e prestativas, num ambiente encantador!”

 

 E quando a pergunta foi para as nossas Agulhinhas, ouvimos o seguinte:

 

“ Adorei aprender a costurar e reciclar materiais.”

“Gostei de tudo, mas achei pouco tempo e por isso quero voltar.”

 

E foi precisamente pelo facto de querermos prolongar no tempo aquilo que fazemos nas férias, que criámos já desde o ano passado a Turma das Agulhinhas. Foi um sucesso e vamos repetir.

A nossa Sofia Craveiro, directora da escola, explica que “Com estas actividades procuramos ensinar as artes de ontem, actualizadas aos dias de hoje. Trabalhamos a criatividade, autonomia, responsabilidade, motricidade fina, o espírito de equipa e sustentabilidade, através da promoção de experiências enriquecedoras e divertidas."

 

A Turma das Agulhinhas decorre semanalmente, acompanhando o calendário escolar, de Outubro de 2019 a Junho de 2020, uma vez por semana das 17h30 às 19h30.  Caso tenha interesse em inscrever a sua criança ou adolescente, entre em contacto connosco via e-mail, referindo quais os dias da semana em que tem disponibilidade, no horário referido. Pode ver mais info sobre esta turma aqui.

  Mas vamos então ao passo a passo da bolsa da sandwich. Vai precisar do seguinte material:

  • 1 rectângulos de tecido de algodão plastificado de um dos lados com  48 x 20 cm
  • Se tecido sem "pés e cabeça": 1 rectângulos de tecido de algodão com  48 x 20 cm  ou
  • Se tecido com"pés e cabeça": 2 rectângulos de tecido de algodão com  20,5 x 20 cm + 1 rectângulos de tecido de algodão com  11 x 20 cm
  • tesoura de tecido
  • alfinetes
  • tesourinha de remates
  • máquina de costura
  • linha contrastante de algodão ou poliéster para coser à máquina
  • fita métrica
  • 20 cm velcro (macho e fêmea)

Começar por cortar os tecidos com as dimensões indicadas.   Caso use tecido com pés e cabeça, deve cortar os 3 rectângulos de tecidos indicados e uni-los, direito com direito, para ficar com um rectângulo de 48x20 cm (o valor de costura é sempre 1 cm).     Dar piques a 10 cm da extremidade do tecido, em ambos os lados. Estes piques servirão para as dobras da peça e colocação do velcro.   Coser o velcro macio no tecido de algodão, alinhado pelos 10 cm anteriormente marcados. Colocar o velcro a partir do 10 cm, para cima (ou seja, para o lado da peça que já está cosido).   Colocar os tecidos de algodão e plastificado direito com direito e coser a 1 cm um dos lados (com 20 cm). No caso do tecido com pés e cabeça, coser o lado que tem o tecido 20,5x20cm. Virar do direito e pespontar, pela patinha interior do calcador, ficando da seguinte forma:   Virar novamente do avesso, pegar no lado que já está cosido e trazê-lo até à marcação dos 10 cm do lado oposto. Colocar alfinetes a toda a volta e coser a 1 cm, deixando uma abertura de cerca de 5 cm para virar. Aconselhamos a deixar a abertura no lado que ainda não está cosido.     Cortar os cantos e virar do direito, puxando os cantos para fora, com o apoio do bico da tesoura ou pauzinho do chinês.     Com o ferro ajudar  a dobrar as costurar do buraco usado para virar. Aplicar a outra parte do velcro neste topo, do lado do plastificado e coser a toda a volta do velcro, fechando desta forma o buraco. E agora é só lavar, passar a ferro e está pronto a ser utilizado.   Partilhem os vossos trabalhos nas redes sociais, usando as hashtags: #companhiadasagulhas #eucrioeufaçoeuuso #plasticozero    

Onde fica a Companhia das Agulhas?

Ficamos em Lisboa, junto à Praça de Espanha, mesmo em frente ao mercado do Bairro de Santos (ao Rego). Os nossos contactos são: morada: Rua Cardeal Mercier, 23B, 1600-006 Lisboa mail: [email protected]  Tel/Tlm: 213870436/925493605