A missão da Companhia das Agulhas é partilhar conhecimento sobre as artes de antigamente à luz dos dias de hoje, promovendo um estilo de vida feito à mão. E, por isso, nada nos dá mais alegria do que ver os mais novos na nossa escola, entusiasmados a cortar, costurar, tricotar, bordar... Temos já verdadeiras mestres na matéria - as nossas alunas das Férias a Costurar.
Mas o que é isto das Férias a Costurar?
Há uns anos atrás, pouco após a criação da Companhia das Agulhas, juntámos um grupo de crianças nas Férias de Natal para ensinar um pouco de tudo - costura, crochet, feltragem, e por aí em diante. Uns meses depois, uma mãe, que é em simultâneo uma das nossas queridas alunas, desafiou-nos a continuar com a ideia. Estava à planear as férias de Verão da filha e perguntou-nos se tínhamos alguma coisa pensada. Estávamos em Abril, envolvidas - como sempre! - em 1001 projectos, e ainda não tínhamos conseguido sequer pensar no Verão. Mas a nossa resposta imediata foi ''Vamos organizar!''. E assim o fizemos :-)2018 é o terceiro ano de Férias de Verão a Costurar. Já se tornou uma tradição organizar atividades de costura para crianças e adolescentes, para ocupação dos tempos livres, durante as habituais férias escolares. São dias de intensa actividade criativa, onde pedimos que telemóveis e
tablets fiquem ''de férias'' em casa!
E que projetos se concretizam?
Apesar da costura ser sempre a “rainha dos desejos” de quem participa nas nossas atividades, gostamos igualmente de incluir outras técnicas – tricot, crochet, bordado, macramé e tecelagem são uma hipótese, se o grupo assim o entender!Os projetos são diferentes todas as semanas e decididos em conjunto, até porque temos alunos “repetentes”!A Ritinha, por exemplo, veio neste verão pela terceira vez - ‘‘E vou voltar na Páscoa!’’, disse-nos com toda a certeza.

A Adriana, por sua vez, passou connosco as Férias da Páscoa e está de volta - ‘‘Gostei imenso, fizemos coisas diferentes na máquina e gosto de ver as coisas terminadas!’’.

Já a Margarida teve a sua estreia nas Férias a Costurar em Junho: ‘‘Achei que ia ser giro aprender uma coisa nova. Gostei de aprender a costurar, é divertido!’’. Não é ''repetente'', mas veio seguir os passos da mãe, Alice, que já era aluna da Companhia das Agulhas. O talento é de família :)

Há meninas que não acreditavam que conseguiriam terminar tantos projetos. A Filipa pensou que ''não ia entender como funcionava a máquina de costura''. Saiu da Companhia das Agulhas com várias peças de costura criativa e ''a querer voltar, de certeza! Gostei mesmo da semana''.

Este Verão, a primeira semana de Férias a Costurar teve início a 25 de junho. Desde então, já ensinámos mais de sessenta mini-costureiras e costureiros a criar peças de roupa, fatos de banho, bolsas, estojos, mochilas, pulseiras, elásticos – sempre tendo em conta a reutilização e transformação de peças de roupas a que já não damos uso. Damos especial importância a esta modalidade – uma camisa velha pode ser um saco de compras em tecido, e as calças jeans antigas da mãe ou do pai dão uma ótima mochila de ganga! - e o que sobra, aproveita-se para um estojo. :)


Ainda é possível fazer a inscrição?
Estas semanas são realmente especiais. Por este e muitos mais motivos, decidimos estender a temporada dedicada aos mais novos e recebê-los até ao início do ano escolar. Assim sendo, ainda é possível realizar a inscrição para crianças e adolescentes, a partir dos 8 e até aos 16 anos, nas seguintes semanas:
- 6 a 10 de agosto
- 20 a 24 de agosto
- 27 a 31 de agosto
- 3 a 7 de setembro
A fundadora da Companhia das Agulhas, Sofia Craveiro, tem um carinho especial por estas semanas com os mais novos. ‘‘As Férias a Costurar enchem-me o coração. Temos a escola cheia de crianças que estão super empenhadas nos seus projetos, praticamente nem nos deixam almoçar! Querem só costurar, bordar, fazer crochet e tricot ou tecelagem… E ver as suas criações terminadas!’’Se tiverem potenciais mini-costureiros em casa e com tempo livre até ao início do ano letivo, já sabem como ocupá-lo. Estamos na Companhia das Agulhas à espera de poder passar aos mais novos o prazer de aprender as artes do antigamente, aplicadas aos dias de hoje - com muitos risos e diversão à mistura.
– eu crio, eu faço, eu uso –somos apaixonadas por usar o que criamos e fazemos