Como tirar o molde e costurar umas leggings

Publicado em: 16/11/2016
Como tirar o molde e costurar umas leggings

Olá! Hoje vamos explicar como tirar o molde e costurar leggings de criança, a partir de umas leggings já existentes e ao tamanho desejado, para fazer umas calças de pijama.   A ideia surgiu por sugestão do programa Faz Sentido da SIC Mulher, apresentado pela Ana Rita Clara, que nos convidou a apresentar um projecto, que se enquadrasse com o Dia Nacional do Pijama. Pois nada melhor que fazer o próprio pijama, dando vida ao lema #eucrioeufaçoeuuso, ou neste caso, "ele" ou "ela" usam. Para quem não sabe, aqui fica a informação. A Missão Pijama tem como objectivo de sensibilizar Portugal para o "direito de uma criança crescer numa família", promover o acolhimento familiar de crianças e reduzir o número de crianças institucionalizadas, fazendo parte desta missão, o Dia Nacional do Pijama, uma iniciativa educativa e solidária, feita por crianças que ajudam outras crianças.   Eis o material que vão precisar:

  • leggings do tamanho desejado
  • papel para molde (podia-se marcar directamente no tecido, mas optámos por fazer o molde, para se poder reproduzir quantas vezes quiser; ideia: reutilizar caixas de cereais ou sacos de papel para o molde)
  • malha jersey (de preferência de algodão e com elasticidade semelhante à das leggings que serviram de base para o molde)
  • elástico de 2 a 3 cm
  • linha à cor
  • tesoura de papel
  • tesoura de tecido
  • tesourinha de remates
  • alfinetes
  • lápis
  • esquadro e/ou fita métrica
  • lápis, giz ou canetas de tecido
  • máquina de costura

20161109_160747

E agora, aqui segue o passo a passo:

Começar por colocar uma perna das calças dentro da outra, direito com direito. Posicionar as calças sobre o papel, alfinetar, marcar com lápis pelo limite da frente. Passar as calças para o outro lado do papel, tendo o cuidado de respeitar a linha lateral, que é a nossa linha de fio direito. Marcas as costas.

20161110_154538 20161110_153449

Retirar os alfinetes,  fazer os ajustes necessários ao traçado e adicionar os valores de costura (1cm a toda a volta, 2 cm para bainha e 2 a 3 cm para o cós,  dependendo da largura do elástico que se quer utilizar).

20161110_155055

Cortar o molde pelo limite. Colocar o molde sobre o tecido, respeitando o sentido do fio. Alfinetar. Cortar. Ficamos com dois componentes iguais, que correspondem à perna direita e à perna esquerda.

20161110_165231 20161110_195206

Passamos então à confecção. Começar por fazer a baínha,  dobrando o tecido dois cm para dentro, alfinetar e coser com ponto elástico. Se desejar, chulear antes de fazer a baínha. Dobrar cada perna individualmente direito com direito, alfinetar,  coser.

20161110_195304

20161110_205440

Colocar uma perna dentro da outra, direito com direito, coser o gancho, tendo o cuidado de fazer bater certo as costuras. Virar deixando as calças pelo avesso.

20161110_205449

Falta só o cós! Que neste caso, vamos simplificar, cosendo um elástico pelo avesso e dobrando de seguida.

Medir a cintura da criança  e cortar um elástico com menos cerca de 5 cm (depende, por isso o melhor é colocar o elástico à volta da cintura e ver a medida que fica confortável).

Fechar o elástico, sobreponto as extremidades uma sobre a outra, e coser (fazer um quadrado e uma cruz por dentro). Marcar os meios e os quartos do elástico e do tecido.

Distribuir o elástico pelo avesso da cintura, alfinetar e coser com ponto elástico, pelo topo. Virar para o inteiror e dar um pesponto pelo direito, com ponto elástico.

E voilá! Estão feitas as leggings. Um projecto simples, rápido e simples, que pode também ser uma bela prenda de Natal.

20161111_112418

Aproveitamos ainda para informar que no próximo dia 8/12/2016, iremos ter na Companhia das Agulhas, um workshop onde vamos ensinar a fazer umas Leggings de jersey e renda, tamanho de adulto. Inscrições aqui.

Um beijinho, boas costuras!

Partilhem connosco os vossos trabalhos nas redes sociais com as hashtags #companhiadasagulhas #eucrioeufaçoeuuso

Mais info sobre a missão pijama e o dia nacional do pijama, no site da Mundos de Vida.

 

– eu crio, eu faço, eu uso – somos apaixonadas por usar o que criamos e fazemos