Recuemos ao início do ano de 2016. A Companhia das Agulhas contava com alguns meses de existência. No frio mês de Fevereiro, recebemos uma aluna de 20 anos, interessada em aprender a costurar. Uma menina brasileira reservada, mas que depressa se mostrou capaz de realizar tudo a que foi desafiada - e muito mais! Falamos da Mariana Batista Duarte. Esta jovem empreendedora é, actualmente, o cérebro por trás da Boldbonny Collection.
E como é que de um momento para o outro, se passa do 8 para o 80? De não saber costurar, para criar uma colecção? Contamos tudo aqui, com direito ao testemunho da própria Mariana. Tudo começou com o blog BoldBonny. De onde surge este nome? Segundo a blogger, representa " a mistura do nosso estilo''. BOLD é a palavra inglesa para ousada, e BONNY pode significar atraente ou carismática. Para além disso, refere que ''as duas palavras juntas soam muito bem''. Neste blog de lifestyle, a Mariana falava de tudo, desde moda, beleza, maquilhagem, viagens, eventos e até um pouco da sua vida pessoal. Depressa percebeu que o seu estilo despertava o interesse de muitas das suas leitoras. Vivia na Irlanda há dois anos quando decidiu que queria dedicar-se à moda. Para estudar nessa área e seguir essa paixão, acabou por mudar-se para Portugal. Aí, começou a procura de escolas. ''Pesquisei muito e sobre muitas escolas. A Companhia das Agulhas era exactamente o que eu queria, uma escola focada na criação e no desenvolvimento prático das peças''. E foi assim que conhecemos a Mariana. Com uma enorme vontade de aprender, a Mariana era, no entanto, surpreendentemente introvertida. No curso de Iniciação à Costura, acabou por se tornar muito próxima da Mónica, uma menina de 12 anos- ainda aluna da Companhia das Agulhas. Juntas, seguiram para as Aulas Livres de Corte, Costura e Modelagem e mutuamente se ajudavam a criar mais e melhor. Acreditava que aprender a costurar era o primeiro passo para poder alcançar o seu objectivo: ter a sua própria marca de roupa. E acabou por ter razão!
O surgimento da marca
De volta ao Brasil, cria a BOLDBONNY COLLECTION. '' Uma marca de moda feminina, com uma modelagem pensada especialmente para valorizar o corpo da mulher em todas as idades, com tecidos de qualidade e óptimos acabamentos." A marca teve uma excelente aceitação por parte das suas clientes. É com grande satisfação que Mariana vê as suas peças intemporais serem usadas por avós, filhas ou netas. Apesar do sucesso, o início foi atribulado e demorou até poder começar a criação das peças. ''Abrir uma empresa no Brasil é um processo muito burocrático'', afirma. Não obstante, assim que a marca foi lançada, cresceu rapidamente. Em poucos meses, os resultados já são incríveis. A equipa começou com duas pessoas e conta já com 5 colaboradores. As clientes são, geralmente, leitoras do blogue, lojas multimarca e, claro, a família e amigos. Actualmente, mais de 20 mil utilizadores seguem a página do Instagram. Para completar a sua formação, a Mariana está, de momento, a frequentar o curso de Design de Moda, na Faculdade das Américas. '' Estou a adorar. Os professores são incríveis. Mas ainda assim é um ritmo muito diferente, pois o que aprendi em um mês na Companhia das Agulhas sobre o desenvolvimento de peças, por exemplo, levou cerca de dois semestres para ver na faculdade''.
A Mariana afirma que tudo começou na Companhia das Agulhas. '' O que aprendi em três meses foi essencial para poder começar a marca e a colecção''. Se dúvidas houvesse da sua paixão pela moda, foram totalmente dissipadas. ''Passava horas dentro da escola e pareciam minutos, de tão aproveitado que era o tempo''. Destaca também a influência da nossa Sofia. ''Foi uma enorme inspiração. Aprender com uma mulher empreendedora, fez toda a diferença na minha aprendizagem.''
A Sofia disse-lhe, um dia, que podia ser tudo o que quisesse... E a Mariana provou que era verdade! A Companhia das Agulhas congratula a Mariana e torce pela continuação do enorme sucesso, mesmo do outro lado do Atlântico :)
– eu crio, eu faço, eu uso – -somos apaixonadas por usar o que criamos e fazemos-